Recantos I



Recantos escondidos nesta nossa Europa
Åaland Islands
No norte da Europa situam-se as ilhas Aaland, quase desconhecidas para a generalidade dos europeus.
Trata-se de um arquipélago com 6757 ilhas e ilhotas situadas a meio caminho entre a Suécia e Finlândia. Território coberto de rochas e pinheiros, apenas 9% do solo é arável.
São uma região autónoma da Finlândia, com capital na cidade de Mariehamn (fundada em 1861 nela residem cerca de 11.300 habitantes dos 26.500 habitantes do arquipélago).
Aaland ficou sob administração da Finlândia em 1921 por decisão da Liga das Nações no seguimento de uma disputa com a Suécia, com a obrigatoriedade da preservação da língua, cultura e usos dos ilhéus, bem como a auto-governação e desmilitarização de todo o arquipélago.
Desde 1970 que as ilhas Aaland integram o Conselho Nórdico no qual têm assento todos os Estados desta região da Europa, tendo igualmente aderido à União Europeia em conjunto com a Finlândia (após a realização de um referendo) mantendo-se todavia fora das regras de taxação europeias.
Na capital podem visitar-se os museus do veleiro Pommern (http://www.sjofartsmuseum.ax/en/visit-us) e de Aaland, o parlamento e o castelo de Kastelholm.
Na ilha de Kokar podem-se ver as ruínas de um mosteiro franciscano medieval.
Também merecedoras de visita são as ruínas do forte de Bomarsund, construído pelas tropas do Czar russo e destruído por forças britânicas durante a guerra da Crimeia.
Também é um bom destino para quem gosta de golfe, passeios de bicicleta ou kayak.
Na gastronomia destaque para o peixe grelhado e para as panquecas de Aaland normalmente feitas de sobras de mingau e servido com sopa de ameixa.
É certamente um destino pouco conhecido mas merecedor de uma visita.
Pommern

Kastelholm

Aaland


Comentários