O bom funcionamento de
qualquer instituição, pública ou privada, deve ser sempre personalizada e
adequada à realidade dos seus objectivos, missões, público alvo e recursos
humanos…
Não existe nenhum manual
que ensine a liderar e que possa corresponder em bom sentido a toda e qualquer
instituição, face à sua enorme diversidade…
Mas há algumas bases que
se podem seguir:
Organização, gestão,
planeamento atempados…
Orientação, Inovação…
Atenção à evolução do que
nos rodeia e antecipação de eventuais necessidades futuras e respectivas
respostas…
Manter a equipa motivada
e empenhada… atenção aos problemas individuais e colectivos… elogiar quando for
de elogiar… criticar pela positiva e de forma a não melindrar / desmotivar as
pessoas…
Exemplo… quem lidera tem
de saber fazer tudo o que pede aos outros e estar disposto a fazê-lo sempre que
necessário…
Delegar competências e
decisões…
Partilhar informação…
Valorizar os outros…
Saber ouvir e avaliar…
Aceitar as opiniões dos outros sempre…
Feeling and feelings … sentir e acarinhar…
Acreditar … (quem já não
acredita numa equipa ou num projecto está a caminho de falhar e deve ter a
capacidade de sair…
Renovação atempada de
lideranças…
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