lideranças



O bom funcionamento de qualquer instituição, pública ou privada, deve ser sempre personalizada e adequada à realidade dos seus objectivos, missões, público alvo e recursos humanos…
Não existe nenhum manual que ensine a liderar e que possa corresponder em bom sentido a toda e qualquer instituição, face à sua enorme diversidade…
Mas há algumas bases que se podem seguir:
Organização, gestão, planeamento atempados…
Orientação, Inovação…
Atenção à evolução do que nos rodeia e antecipação de eventuais necessidades futuras e respectivas respostas…
Manter a equipa motivada e empenhada… atenção aos problemas individuais e colectivos… elogiar quando for de elogiar… criticar pela positiva e de forma a não melindrar / desmotivar as pessoas…
Exemplo… quem lidera tem de saber fazer tudo o que pede aos outros e estar disposto a fazê-lo sempre que necessário…
Delegar competências e decisões…
Partilhar informação…
Valorizar os outros…
Saber ouvir e avaliar… Aceitar as opiniões dos outros sempre…
Feeling and feelings … sentir e acarinhar…
Acreditar … (quem já não acredita numa equipa ou num projecto está a caminho de falhar e deve ter a capacidade de sair…
Renovação atempada de lideranças…

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