Itália 1990




Em 1990 eu andava em grandes dificuldades financeiras. O único dinheiro que entrava em casa eram os meus 30.000$00 e tinha de sustentar a minha mãe e o meu irmão (à época na tropa).
Qualquer extravagância colocava-me em deficit…
Um dia, a pretexto de um concurso, decidi comprar um chocolate Mars e enviar o comprovativo por correio…
Surpresa, surpresa… umas semanas depois recebo um telegrama (sim, eu sou tão velho que já por cá andava quando estas coisas eram comunicadas por telegrama…) e tinha ganho uma viagem a Itália em Junho de 1990 a propósito do campeonato do mundo que aí decorreu…

Fui de véspera de comboio para Lisboa onde pernoitei em casa de uma prima Maria no Bairro São João de Deus… era uma daquelas primas muito longínquas que eu nem sabia que existia e de quem nunca mais voltei a saber…
No dia aprazado ela lá me acompanhou ao aeroporto onde me juntei a um grupo onde não conhecia ninguém (dispenso-me de dizer que não correu nada bem)…
Aterramos em Milão e após algumas horas de espera lá voamos para Nápoles…
Um senhor Italiano não queria ir junto à asa e trocou comigo… consequência fiz o voo todo no meio de italianos e com o guia (João Moedas) pouco satisfeito por eu não estar junto ao grupo… só lembro que o jornal República titulava algo como Napolitanos por um dia sejam italianos (a propósito do jogo entre a Itália e a Argentina de Maradona (ídolo do Nápoles))…
Em Nápoles ficamos no Tenis Hotel e de manhã fomos visitar Pompeia…
Aqui sim valeu a pena… toda aquela história que me rodeava J
Almoçamos junto a Pompeia e quando o grupo entrou a gritar por Itália (excepto eu que ia caladinho) os criados deixaram a comitiva de sul coreanos e vieram torcer pelo Maradona… serviram-nos… saímos… e os sul coreanos continuavam a aguardar pela refeição…
Visitamos a baía de Nápoles (muito bonita) e comemos um gelado italiano antes de irmos para o estádio…
Entretanto já tinha havido confusão – um brasileiro que se juntou ao grupo tentou comprar um bilhete… como não foi permitido houve um boicote inicial à visita a Pompeia que se resolveu…
Junto ao estádio uma senhora preferiu não entrar e ficar a visitar os arredores…
Grande jogo… Maradona visto ao vivo era um jogador do outro mundo… simplesmente fabuloso (até hoje só vi três jogos ao vivo – Bombarralense / Benfica, Itália / Argentina e um jogo das competições europeias na Marinha Grande entre o U. Leiria e uma equipa da Noruega onde fui em serviço a acompanhar jovens estudantes a quem a Câmara arranjou bilhete…)
No regresso ao hotel nem me deitei… eram 01.00 e tínhamos de estar no aeroporto às 04:00… passei a noite sentado sozinho na recepção…
No aeroporto novo incidente com o brasileiro – afinal a senhora tinha sido muito esperta e vendeu-lhe o bilhete… o brasileiro gabou-se disso e ia havendo vias de facto…
Também a viajem de regresso a Milão não correu bem como era de esperar…
Metade do grupo foi por Milão e a outra metade por Roma… Sucede que as senhoras queriam ir por Roma e eu acabei a voar com um bilhete que não era meu até Milão (outros tempos)
Em Milão por uma vez na vida lucrei algo – como não gastei nem uma lira era só eu que as tinha, logo todo o grupo as quis comprar para ir às Free Shop… com o câmbio acabei a chegar a casa com mais dinheiro do que tinha saído…
No aeroporto de Lisboa como estava sozinho perdi-me, percorri salas sem fim mas lá acabei por dar com uma saída…

Comentários