Episódios soltos IX


I like fruit quite a lot - apples, oranges, mandarins, watermelons, cherries, pineapples, strawberries, blueberries, raspberries, bananas, mangoes, pears, apricots, kiwis, ...

However, as in everything in life, there is always something that pleases us more than the rest. As for fruits, it is papaya ...

Origin of taste - Africa, Angola ...

My most ancestral memory connected with papayas concerns an uncertain day in August 1974 ...

My grandfather Manuel had gone to fetch me and my brother and we were at Luanda airport preparing the return flight ...

They pray the family stories (when there were) that I only ate papaya that day ...

Little did I know that it would be many years before I could taste this fruit again ...

I believe that it is only around 2010 that I will come back to try ...

That day was another sequel - the notion of separation from my family (parents) and friends (the children of the employees) caused me great anxiety and I cried a lot (only 43 years later I would really cry again ...) and in that Occasion had a consequence for life - it affected my vision and from the age of 6 I have to wear glasses (I think I could not go without them, even if instead of worsening my eyes some day to improve)

It is a curious thing throughout life to keep specific tastes and memories of details like these ...


 Gosto bastante de fruta - maçãs, laranjas, tangerinas, melancias, cerejas, ananás, morangos, amoras, framboesas, bananas, mangas, pêras, alperces, dióspiros, melões, kiwis, uvas...

Todavia, como em tudo na vida, há sempre algo que nos agrada mais do que o restante. No que às frutas diz respeito são as papaias...

Origem do gosto - África, Angola... 

A minha memória mais ancestral conectada com papaias diz respeito a um dia incerto em Agosto de 1974...

O meu avô Manuel tinha-me ido buscar e ao meu irmão e estávamos no aeroporto de Luanda a prepara o voo de regresso...

Rezam as histórias familiares (quando as havia) que nesse dia só comi papaia... 

Mal sabia que passariam muitos anos até voltar a provar esse fruto...

Creio que só por volta de 2010 terei voltado experimentar...

Desse dia ficou uma outra sequela - a noção de separação da minha família (pais) e amigos (os filhos dos empregados) provocou-me uma enorme ansiedade e chorei muito (só 43 anos depois voltaria a chorar de verdade...) e nessa ocasião teve uma consequência para a vida - afectou-me a visão e desde os 6 anos que sou obrigado a usar óculos (acho que já não conseguiria passar sem eles, mesmo se em vez de piorarem os meus olhos chegassem algum dia a melhorar)

Não deixa de ser curioso ao longo da vida guardemos gostos específicos e memórias de detalhes como estes...

Comentários